Proposta curricular contextualizada por disciplina

A proposta curricular é atualizada, bimestralmente, para atender os interesses
e as necessidades dos estudantes e da comunidade, em consonância
com o projeto pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares
Nacionais e Estaduais. bem como com os avanços científicos,
tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea.

Lingua Portuguesa / Matemática/ História / Geografia/ Artes/ Ciências / Biologia/ Quimica/ Fisica/ Filosofia / Sociologia
Educação Física/

Indicadores Nível de atendimento

(1) Insuficiente - Não atende minimamente as exigências
(2) Regular - Atende minimamente as exigências
(3) Bom - Atende satisfatoriamente as exigências
(4) Ótimo - Atende plenamente as exigências
(5) Excelente - Enriquece as exigências


1. Proposta curricular contextualizada
A proposta curricular é atualizada, periodicamente, para atender os interesses e as
necessidades dos estudantes e da comunidade, em consonância com o projeto
pedagógico da escola, as Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais, Estaduais e
Municipais bem como com os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade
contemporânea?
2
2. Monitoramento da aprendizagem
São realizadas práticas de análise dos resultados de aprendizagem (avanços alcançados
e dificuldades enfrentadas pelos estudantes); e são desenvolvidas ações pedagógicas,
tendo por objetivo a melhoria contínua do rendimento escolar?
3
3. Inovação pedagógica
São desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras para atender as diferentes
necessidades e ritmos de aprendizagem dos estudantes, com a utilização adequada de
recursos didáticos e tecnologias educacionais que favoreçam o trabalho em equipe, a
interdisciplinaridade, a contextualização e a apropriação dos saberes?
3
4. Inclusão com equidade
São realizadas práticas pedagógicas inclusivas que traduzam o respeito e o atendimento
equitativo a todos os estudantes, independentemente de origem sócio-econômica,
gênero, raça, etnia e necessidades especiais?
2
5. Planejamento da prática pedagógica
As práticas de planejamento das aulas pelos professores são realizadas de forma
sistemática, coletiva e cooperativa, em consonância com a proposta curricular da escola e
com base nos avanços e necessidades individuais dos estudantes?
2
6. Organização do espaço e do tempo escolares
São realizadas práticas de organização dos ambientes, horários de aula e atividades
extra-classe, de modo a assegurar práticas pedagógicas que aprimoram a qualidade do
ensino e o atendimento às necessidades de aprendizagem dos estudantes?
2